Condições de existência da sociedade comunista mundial
O movimento comunista da história gerou a ideia da sociedade comunista mundial, pode se chegar a entender um pelo outro, tanto pelo "movimento que supera o estado de coisas atuais" (Marx, em A Ideologia Alemã) como pelo sonho de viver na sociedade futura expresso em autores como Dejacque, em ambos se aprende o que é comunismo.
Tomemos o comunismo pelo sonho utópico:
Um modo de produção da vida cotidiana material onde os produtores tem total controle da sua produção e consumo segundo apenas as necessidades e capacidades da sociedade, produção feita por todos e para todos, propiedade comum da humanidade das riquezas e meios para produzi-las. A palavra comunismo vem do latim communis, que significa “comum, partilhado, pertencente a todos”. Daí deriva communitas (“comunidade”), indicando a associação dos humanos em torno daquilo que é coletivo.
Tal modo de produção só poderia existir se ninguém for privado da propriedade dos produtos do trabalho social, isto é, se não existir nenhuma forma de propiedade privada, se tudo for de todos e nada ser propiedade privada de ninguém. E se os produtores da riqueza não venderem sua força de trabalho, se não alienarem suas capacidades, sua produção e produto do seu trabalho a outrem como propiedade privada, se não estiverem eles submissos ao poder das mercadorias, do dinheiro, da necessidade de salário, das leis da produção de mercadorias, isto é, do capitalismo, que é o único poder do patrão, do político, do Estado e seus exércitos.
Como os meios de produção hoje são mundiais, nossa existência moderna pressupõem em todo o lugar a combinação de materiais, serviços e produtos de várias cidades, países e continentes o comunismo só poderia existir mundialmente.
No comunismo não existiria classes nem fronteiras nacionais porque os meios de produção seriam de todos no mundo, não haveria dominação e exploração porque ninguém seria coagido a se sumbeter a outrem para sobreviver, todos seriam iguais produtores e consumidores que se associam para satisfazer suas necessidades com suas capacidades, tal vida radicalmente igualitária e cooperativa só poderia produzir uma mentalidade igualitária e cooperativa, arrancando na raiz os pensamentos racistas, machistas, méritocraticos, homofóbicos, xenofobicos, chauvinistas, supremassistas individualistas e egoístas da sociedade capitalista.
Agora tomamemos pelo movimento real e chegaremos ao sonho utópico:
1) A revolução comunista mundial só pode vir a existir se e somente se:
O sonho da futura sociedade comunista for a expressão do interesse prático material de uma classe mundial que o realizará para si mesma, e não para realizar um sonho de sonhadores. For a classe dos produtores da vida cotidiana material capitalista mundial, que no entanto não tem interesse nessa produção da vida capitalista, isto é, na produção de mercadorias que ela mesma produz. Essa só pode ser a classe trabalhadora mundial.
Se os interesses dos trabalhadores individuais forem os interesses da sua classe mundial e vice versa.
Se uma crise cíclica mundial do capitalismo forçar as massas trabalhadoras nos países industriais do mundo a se insurgirem contra a mercadoria.
Se essa classe mundial atacar o capitalismo mundial pelo que o sustenta, isto é, pela produção material das mercadorias produzidas pelos próprios trabalhadores. Só podendo ser um ataque massivo das grandes massas trabalhadoras.
Se as massas criarem suas organizações orgânicas como os conselhos operários para tomarem os meios de produção e derrubar os proprietários capitalistas e burocratas esmagando seus Estados realizando a ditadura do proletariado via conselhos, e abolirem a produção de mercadorias substituindo por vales-trabalho, vales-consumo ou qualquer coisa similar.
Se a revolução das massas for mundial, já que a produção e intercâmbio material é mundial, as condições materiais de nossa vida, desde medicamentos, alimentos, até smartphones - são interligadas e interdependentes em escala mundial. Se a revolução ficar isolada em um país terá que trocar mercadorias, reestabelecendo a produção de mercadorias, ou seja o capitalismo.
Se essa revolução iniciar nos países de maior poder econômico e militar do mundo, porque daria as massas muito mais poder mundial do que se iniciar em países pobres
1) O comunismo mundial só pode se tornar realidade se e somente se:
A) Se e somente se as ideias comunistas (sejam marxistas ou anarquistas) como as desse texto:
Forem a expressão do interesse material do trabalhador individual, só servirem para trazer esclarecimento como arma teórica a ser usada pelas massas trabalhadoras, se forem apenas as ideias próprias dos trabalhadores de e para eles mesmos usarem para seu benefício, caso contrário seriam inúteis a eles e só úteis a outras classes que não tem poder de construir o comunismo (porque não são produtoras) nem interesse (porque se beneficiam da produção de mercadorias, da exploração do trabalhador).
B) Se e somente se as organizações dos trabalhadores forem:
Aquelas criadas e controladas pelos próprios trabalhadores para seus interesses individuais, como os conselhos operários, se não também seriam inúteis e usadas por outras classes para explorar o trabalhador.
Se as ideias, sonhos, desejos, paixões, organizações e lutas comunistas forem natural para o trabalhador, se forem a expressão da sua vida individual, se o movimento comunista for parte integral do seu ser. Se não, seria alienado e estranhado ao trabalhador, como é o capital, não seria movimento dele, mas do capital. Portanto toda ideia e política que não seja natural das massas trabalhadoras é ideia e política capitalista.
Se os grupos comunistas vir dos trabalhadores para eles mesmos, para ajudar, dar suporte, coordenar, trazer ideias e esclarecimento as massas, mas nenhuma organização consegue substituir o ataque das massas, nenhuma vanguarda consegue. Se uma organização se coloca acima das massas ela se coloca fora da classe sendo de outra.
4) Se e somente se formos como os comunistas de conselhos:
Porque entendiam que o comunismo só podia vir do ser dos indivíduos trabalhadores Que se empenhavam em empoderar as massas para realizarem essa revolução mundial com teoria e suporte na vida dos trabalhadores da sociedade capitalista, estando com eles lado a lado nas lutas e dificuldades no mundo todo, os ensinando que devem abolir toda a propriedade privada, mercadoria, dinheiro, salário, Estado e construir o comunismo mundial, que nunca devem alienar suas capacidades a outros, que precisam estudar o comunismo de conselhos e tomar seu destino em suas mãos, ao mesmo tempo que aprende com eles.


Comentários
Enviar um comentário